Pessoas deficientes e acesso a web
O Brasil tem desenvolvido softwares para democratizar o acesso às pessoas com necessidades especiais. Um desses softwares é o MOTRIX que possibilita o acesso de pessoas que possuam tetraplegia, deficiência motora grave e distrofia muscular permitindo-lhes a escrita, comunicação e leitura pela internet.
Esse sistema surgiu primeiramente para atender a um caso particular de uma médica que ficou tetraplégica e procurou o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que desenvolveu o projeto.
O sistema é acionado por um comando de voz através de um microfone que permitir fazer todas as ações no computador. Existe também o Microfênix que pode ser acionado através de um simples murmúrio.
É importante ressaltar a posição de liderança que o Brasil possui frente à América Latina na questão de acessibilidade na web. Iniciando em 1993 com o sotfware DOSVOX que funciona com uma espécie de ledor para os deficientes visuais dando lhes acesso à leitura e a oportunidade de poder escrever e ser lido pelas outras pessoas não “deficientes”, além é claro de ler o que outras pessoas escrevem.
Link:

1 Comentários:
Gostei muito do seu blog, e garantir acesso a web por portadores de necessidades especiais é promover inclusão digital e acesso a informação, proporcionando à pessoa com deficiência a ampliação de sua comunicação.
Adorei!
Um abraço,
Rosa Maria Menna Barreto
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial