Tecnologias para quem “ver sem olhar”
“A educação é um valor e um direito de todos e
a que todos devem ter acesso nas melhores condições”
a que todos devem ter acesso nas melhores condições”
As novas tecnologias trouxeram para os deficientes visuais uma abertura significativa a comunicação com o braile e com a internet. Pode-se ver este trabalho na Universidade de Porto (Portugal) que tem um projeto há nove anos, chamado “Ver sem olhar” que é um serviço de apoio ao estudante com deficiência visual que tem como principal objetivo à promoção da igualdade de condições para os estudantes com deficiência no acesso ao ensino superior. Sendo assim, este Serviço permite que qualquer deficiente estudante da Universidade do Porto possa realizar uma formação superior especial adaptada à sua deficiência. Ressalto ainda que não só alunos da UP como também pessoas cegas externas à Universidade freqüentam o Serviço.
Podemos assim ver que a informática e o Braille entraram na vida das pessoas cegas como um vertiginoso meio de integração social, abrindo um horizonte infinito de informação, educação, cultura, mercado de trabalho e comunicação.
O Serviço tem respondido positivamente às necessidades do deficiente visual, mas “muitas vezes, escasseiam os recursos financeiros e humanos também. O nosso objetivo último é a extinção deste serviço, no sentido de não ser mais preciso, já que, se a Universidade estivesse adaptada para receber qualquer aluno, deficiente ou não, não seria necessário à existência de um serviço como este” declara Maria Alice Ribeiro que é responsável pelo serviço.
Para maiores informações acessem o link:

2 Comentários:
Boa tarde Duilia!
Em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelo seu blog, ele está lindinho e muito bem organizado.
Achei super legal e interessante esta matéria, pois trouxe para nós um pouco da realidade de outro pais, principalmente por este serviço ser de apoio ao estudante com deficiência visual dando a ele condições de igualdade no ensino superior, isso ao meu ver é muito importante bem que poderia isso acontecer aqui no nosso pais.
Bjs,
Raquel
Olá Duillia,
O seu Blogger ficou ótimo e com um conteúdo muito bom. Esta matéria sobre a informática e e o Braile serem formas de integração social de pessoas com deficiência visual é muito legal.
Um abraço, Renata.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial